Resenha Máscara de Tratamento Cachos Modelados Natura SOUAlerta de tendência: TOTAL JEANS!Dica de como remover esmaltes com glitterInspirações para redecorar seu quartoResenha Trio de Sombras Baked Mary KayBatom: passo a passo para durar mais!Batalha de Looks: confira a opinião das blogueiras!Esmalte da Semana!!!Penteados para Cabelos Cacheados!Resenha Réplica Naked Palette 2 - Urban Decay

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

A influência do pH em seu cabelo

Oi oi oi oi!!!

Hoje o post é sobre.... TCHAN-TCHAN-TCHAN-TCHAN!!!!!! Cabelos, claro! Falem a verdade, vocês já estavam com saudade dos  meus posts capilares, né?! rsrs

Enquanto pesquisava para escrever o post do Cronograma Capilar (veja e reveja aqui!), acabei encontrando vários assuntos diferentes e que eu não fazia ideia do que era, mas que são importantes para os cabelos. Um desses assuntos é a importância do pH.
Isso mesmo, pH! Aquela "coisa" que você estuda na escola e tem que apontar o que é ácido, o que é neutro, o que é alcalino... Pois é, tem influencia direta com nosso cabelo e com todo o tratamento que aplicamos nele.
Vamos entender melhor?

O pH é um índice utilizado para aferir a quantidade de potencial hidrogeniônico de um meio, qualificando-o como alcalino, neutro ou ácido. A escala varia de 0 a 14, sendo que os valores de 0 a 6,9 são considerados ácidos, o valor 7 é considerado neutro, já aqueles que permanecem de 7,1 a 14 são alcalinos (ou básicos).

E o cabelo nisso tudo, Bruna?
Nossas madeixas também tem um índice de pH (UAU)!! 
O que poucas pessoas sabem é que o índice de pH encontrado nos cabelos saudáveis varia de 4,5 a 5,5. Isso implica dizer que o cabelo tem, originalmente, um pH ácido. Dessa forma, precisamos utilizar produtos que mantenham os cabelos no índice aproximado de seu estado original. Essa observação do pH é importantíssima para ajudar a manter a suavidade e bom estado dos seus fios. 

Produtos com pH alcalino abrem as cutículas do fio, tornando-o frágil, poroso e sem vida, incapaz de reter qualquer hidratação. Na contramão, produtos de pH ácido são responsáveis por selar as cutículas, reter hidratação e nutrição, ou seja, um cabelo saudável.

Ao passar por qualquer processo químico (sim, tintura também é química!), o índice de pH do cabelo sobe consideravelmente e torna-se alcalino/básico. Por isso muitas pessoas reclamam de pontas duplas, ressecamento, aspecto diferente no estilo "meu-Deus-o-que-fiz-dessa-vez?".
Por isso que após qualquer processo químico, é necessário hidratar, nutrir e reconstruir o cabelo, para que o pH volte ao normal, ou seja, fique estável novamente.


A maioria dos shampoos possuem pH variáveis de 4 a 6, levemente ácidos, justamente pela manutenção no índice de pH original dos cabelos. Há ressalvas: os shampoos próprios para bebês (não arde os olhinhos) e os shampoos anti-resíduos possuem pH alcalino! 
O shampoo de bebês tem o pH 7,2, idêntico ao pH da lágrima, para não irritar os olhos e fazer chorar. Porém, passado esse estágio, é necessário descontinuar o uso para não colocar em risco a estrutura capilar. 
Já o shampoo anti-resíduos tem o pH de aproximadamente 8, pois costuma ser utilizado para abrir as cutículas e receber um tratamento profundo, devendo passar pela etapa da neutralização em seguida, voltando o cabelo para o estado ácido. 

Já os condicionadores e máscaras de hidratação costumam ter níveis mais baixos de pH, ou seja, mais ácidos para balancear o pH levemente ácido do shampoo. Sabe quando você condiciona o cabelo e ele fica super sedoso? O pH dele é ácido e faz muito bem ao seu cabelo. Se você notar que nada aconteceu, o pH do condicionador pode ser semelhante ou bem próximo a de outro produto utilizado. Porém se o cabelo ficou ressecado, com um aspecto desagradável, é bem possível que o pH do produto tenha influenciado negativamente seu cabelo.

Infelizmente, muitas marcas não trazem explícito na embalagem o pH dos produtos, mas no caso das máscaras capilares, muitas empresas já deixam expresso o nível de pH, como os cremes de tratamento da Novex, da Embelleze. Minha dica é observar bem o aspecto dos fios após o uso dos produtos, mas se você não quer se arriscar, ligue no SAC da empresa ou procure por produtos que contenha essa informação.

E aí, meninas? Já sabiam da importância do pH nos produtos que usamos? Conta pra mim, vai...

Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Adoorei o post, já tinha visto sobre isso na faculdade !
    Conheça:

    coisasuteisoufuteis.blogspot.com.br

    Vou adorar te retribuir, bjs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla!
      Nossa vc deve ter visto bem mais completinho, né? Eu adorei saber disso!
      Beijoss

      Excluir
  2. Adorei, bem importante esse teu post.

    Tô te seguindo!
    http://www.papodemeninasaer.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia!
      Obrigada!!! Fico mto contente!
      Vou seguir de volta!
      Beijoss

      Excluir
  3. Adorei sua postagem, bem completa e recheada de informações importantes! E seu blog é lindo! *.*
    beijooo
    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada pelo carinho! Fico muito feliz!
      Continue sempre nos visitando!
      Beijoss

      Excluir
  4. amei as dicas, to precisando kkk

    Bjuuu
    Juliana Medeiros
    umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br
    facebook.com/UmaBonecaMasNaoDePorcelana

    ResponderExcluir
  5. Que diferente, minha tia tinha me dito algo sobre isso uma vez, mas não sabia dos detalhes.

    Beijos!
    www.meianoiteequinze.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fer!
      Legal, né? Achei o máximo quando fui saber mais sobre isso!
      Beijoss

      Excluir
  6. Gostei das dicas *-*

    www.clarinhapink.com

    ResponderExcluir
  7. Muito bom seu post, não sabia da importância, ajudou bastante!

    http://gaestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fer!
      Muito obrigada!!!! Fico muito feliz que tenha ajudado.
      Beijoss

      Excluir
  8. Boa Noite. Adorei saber disso.


    (Post Novo, Visita Láh.)

    http://marcellyrosa.blogspot.com.br/ M.R ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelly!
      Obrigada pelo comentário!
      Beijoss

      Excluir
  9. Meio complicado, mas deu pra entender. Não sabia disso, vou ficar mais atenta agora e fazer meu cabelo ficar bem mais saudavel com essas dicas!

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir