Resenha Máscara de Tratamento Cachos Modelados Natura SOUAlerta de tendência: TOTAL JEANS!Dica de como remover esmaltes com glitterInspirações para redecorar seu quartoResenha Trio de Sombras Baked Mary KayBatom: passo a passo para durar mais!Batalha de Looks: confira a opinião das blogueiras!Esmalte da Semana!!!Penteados para Cabelos Cacheados!Resenha Réplica Naked Palette 2 - Urban Decay

sábado, 11 de janeiro de 2014

Cronograma Capilar #1

Oi oi oi oi!!!

http://www.facebook.com/groups/263046257165758/

Nosso bate- papo de hoje será sobre cabelo (de novo, Bruna?!). Mas fiquem calmas, não é só sobre cabelo cacheado! (Ufa!)
Sabe aquela máscara de hidratação que prometia milagres e não funcionou com você? Pois é, amiga, seu cabelo precisava de outro tipo naquele momento. Com esse post, você vai aprender o momento certo de usar alguns tipos de produtos.
Há alguns meses acompanho em diversos grupos que participo no Facebook notícias, dicas e rotinas do famoso Cronograma Capilar!
Confesso que no início fiquei com uma preguiça extrema só de ter que ler o que tinha que fazer para seguir esse cronograma, pois achava extremamente detalhista. Também li alguns comentários contra essa rotina, afirmando que tudo não passa de bobagem e modismo. Apesar de opiniões contrárias, acompanhei, nos mesmo grupos do Facebook, a melhora nos cabelos de muitas garotas. Então, resolvi fazer também. 

Minha ideia inicial é postar para vocês minha experiência com o Cronograma Capilar ao final de cada ciclo, mas, por enquanto, vamos saber mais dessa rotina capilar que virou modinha. Vamos lá?

O que é?
Cronograma Capilar é, como o próprio nome já diz, uma rotina a ser seguida com o fim de proporcionar ao cabelo ingredientes necessários para hidrata-lo, nutri-lo e regenera-lo, deixando-os mais saudáveis e com brilho. Não se engane, não é um único creme que fará todas essas maravilhas nos seus fios. É necessário dedicação e paciência para alcançar os resultados desejados!

Quem pode fazer?
Qualquer pessoa com qualquer tipo de cabelo. Isso mesmo! Em regra, o cronograma capilar é indicado para pessoas com cabelos cacheados/crespos pelo ressecamento e frizz natural que apresentam. Também é super indicado para pessoas que realizam qualquer procedimento químico nas madeixas (sim, tintura também é química, OK?!), justamente por agredir o cabelo, ainda que minimamente. Para aquelas com cabelos saudáveis, sem químicas e lindo-de-morrer-igual-comercial-de-shampoo, o Cronograma Capilar também é indicado para manter o estilo "Babe na minha Cabeleira"!

Tá bom, Bruna, como é que eu faço?
Ahhh! Chegamos no ponto principal, não é? 
O Cronograma é dividido em três etapas que são repetidas semanalmente até atingir o fim do ciclo, que dura quatro semanas. Na dúvida de qual creme usar em cada etapa, basta uma rápida pesquisa no Santo Google que logo aparecerá várias pessoas que já testaram e podem indicar a qual etapa o creme pertence. Vamos continuar?

As etapas:
HIDRATAÇÃO: etapa onde ocorre a reposição hídrica para proporcionar maleabilidade, suavidade e maciez. Nessa etapa, invista em produtos como: vitaminas, aloe vera, Pantenol,  extratos vegetais (plantas e frutos), proteínas hidrolisadas (milho, arroz, soja ou seda), glicerina, silicones, mel e açúcares.

NUTRIÇÃO: aqui ocorre a reposição lipídica, onde garante a manutenção da suavidade de nosso cabelo, proporciona a oleosidade necessária para diminuição do frizz e surgimento do brilho. São indicados produtos compostos por ceramidas, óleos vegetais (argan, girassol, semente de uva, monoï, macadâmia, ojon, amêndoas, coco, linhaça, oliva), proteínas hidrolisadas, tutano, manteigas vegetais (karité, cupuaçu, muru muru, cacau).

RECONSTRUÇÃO: já nessa etapa, repomos as proteínas perdidas ao longo do tempo pelos fios, deixando-os mais fortes frente às agressões diárias a que estão expostos. Os produtos necessários são aqueles à base de colágeno, aminoácidos, cisteína, queratina, creatina, arginina e proteína hidrolisada de trigo.


Por fim, como todo cronograma impõe uma tabela, aqui vai algumas sugeridas dependendo do estado de seu cabelo:

Optei por começar com a primeira tabela, embora não ache que meu cabelo esteja muito danificado no momento, pois só há um restinho de tintura nele.
No fim do primeiro ciclo volto para contar o que achei e como me saí tentando afastar a preguiça e manter a rotina militar do cronograma.

Alguém aí já faz? Conta pra mim, vai... 











***Agradeço aos blogs Cacheia!, Mais Estilosa, Ideias de Menina, Dona Bispa e Cantinho da IO, aos grupos do Facebook Sou + Cachos e Cabelo Cacheado (Curly Hair), bem como a todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente, que prestaram informações essenciais durante minhas pesquisas.
ceramidas, óleos vegetais (argan, girassol, macadâmia, monöi, ojon, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça, oliva), proteínas hidrolisadas, tutano e manteigas vegetais (karité, cupuaçu, muru muru, cacau, abacate
ceramidas, óleos vegetais (argan, girassol, macadâmia, monöi, ojon, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça, oliva), proteínas hidrolisadas, tutano e manteigas vegetais (karité, cupuaçu, muru muru, cacau, abacate
milho, arroz, soja ou seda,
Comentários
22 Comentários

22 comentários:

  1. Olá!!!, Deus seja contigo tenha um domingo abençoado,
    amiga ótimas dicas amei, SUCESSO AMIGA
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nequéren!
      Deus esteja com vc tbm!
      Muito obrigada pelo carinho!!!
      Continue sempre por aqui!
      Beijoss

      Excluir
  2. ekos castanha parece ser mt bom
    http://geysecofferri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Geyse! Gosto bastante dessa linha da natura!
      Beijoss

      Excluir
  3. Eu ainda não faço ;c
    http://www.papodemeninasaer.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rê!
      Então, vou começar e vou contando aqui se é mito ou não rs
      Beijoss

      Excluir
  4. eu faço amiga, vivo na luta c/meu cabelo ahahha
    Bjuuu
    Juliana Medeiros
    umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br
    facebook.com/UmaBonecaMasNaoDePorcelana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk Seu cabelo é lindão, Jú!!!
      Mais um incentivo para começar de vez hahaha
      Beijoss

      Excluir
  5. Ótima explicação do cronograma, pra quem tá começando é tudo muito complicado srsrsr

    Amei as dicas dos produtos, acessíveis e eficazes!

    Beijos =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Aii que bom que gostou! Fico muito contente!
      Obrigada pelo comentário!
      Beijoss

      Excluir
  6. Muito legal suas dicas e muito bem explicado o cronograma capilar, muitas meninas teem duvidas e vc consegue explicar de maneira clara e simples, muito bom !
    Bjos e obrigada pela visita lá no meu Blog..... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Grazi!
      Que bom que gostou! Fico feliz em saber que atingi o objetivo que pretendia rs Pena que ficou um pouco extenso, mas não tinha outra forma de ser completo.
      Obrigada pela retribuição!
      Beijoss

      Excluir
  7. Nossa, quanta programação e cuidados com o cabelo. Isso me faz sentir uma baita de uma relaxada, porque nunca cuido do meu e sempre esqueço de dar hidratação hahaha.

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!
      kkkkkkkk você viu? Imagina a minha cara quando começaram a falar disso e eu tinha que entender onde o óleo entrava e qual produto encaixava onde.. Fiquei meio doida kkkkkk
      Ah mas seu cabelo parece ser muito bonito :)
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Beijoss

      Excluir
  8. Bem informativo seu post, mas eu não tenho paciência pra cuidar tão bem do meu cabelo UHEUEHEUHEU Eu dou hidratação, sim, mas raramente. Mas enfim! Muito bom seu post.
    http://www.diarioruivo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Stella!
      Fico feliz que tenha gostado rsrs
      Então, também penso que não tenho, mas resolvi me arriscar. Depois conto pra vocês se deu certo.
      Beijoss

      Excluir
  9. Ah, legal.. adorei as dicas. Mas, não tenho um pingo de paciencia de cuidar dos meus cabelos. Só lavo mesmo, rs

    Destino Incerto

    ResponderExcluir
  10. Oi, Danny!
    Nossa, meu cabelo pede muita hidratação por ser cacheado rs
    Obrigada pelo comentário!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Oi, Amanda!!
      Hahahaha
      Bastante mesmo, viu?!
      Beijoss

      Excluir
  12. Adorei o post
    beijos

    http://ronyalbuquerque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir